Segundo o grande investidor da bolsa brasileira, Luiz Barsi, existe, basicamente, dois lados das finanças pessoais: “educação financeira que consiste em não gastar mais do que você ganha e “cultura de investimentos” que é botar o dinheiro para trabalhar para você por meio dos juros compostos. Eu acrescentaria que antes disso, você precisa aprender sobre finanças, uma forma muito simples de adquirir algum conhecimento e de forma bem lúdica, é assistindo filmes. Então, confere uma boa lista de 10 filmes sobre finanças que podem te ajudar.
1. A Grande Aposta (The Big Short), 2016

Baseado no livro homônimo de Michael Lewis. Essa indicação vai mexer um pouco com a cultura de investimentos, em um de seus aspectos mais arrojados: a bolsa de valores. Então, dê play e sinta ela (A Bolsa) mais próxima de você. A narrativa foca na famosa crise de 2008. Vale ressaltar que, em 2016, o filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

2. Fome de poder (The Founder), 2016

O filme conta a história do grande responsável por expandir a rede de fastfood Mc Donald. É quase um clássico, já que fala de uma lanchonete que passou a fazer parte da vida de bilhões de pessoas em todo mundo. Um bom filme com cinco indicações ao Oscar, baseado em uma história real.

3. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street), 2013

Como o título sugere, falará um pouco do mundo da bolsa de valores. Traz Leonardo Di Caprio como protagonista e tem roteiro de Terence Winter, um americano premiado que tem no currículo a série “The sopranos”. Enfim, uma boa produção que dá para entender um pouco do “jogo” de sobe e desce da Bolsa de valores.

4. O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball), 2011

Esse filme me faz lembrar uma frase de Pitágoras, o pai da Matemática, “tudo é número” e “Matemática é importante por sua sabedoria” (na minha livre lembrança). Só assistindo para entender. Como estratégias de jogos em equipe tem muito a nos ensinar sobre vida financeira, trabalho, disciplina.

5. O Homem que Copiava, 2003

Esse é um brasileiro. É para questionar a nossa ética, o que as circunstância e oportunidade pode nos forçar e como lidamos com isso. Faça as melhores escolhas sempre. No elenco temos um baiano, Lázaro Ramos.

6. À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness), 2006

É a história de Chris Gardner, interpretado por Will Smith. Certamente, muitos pais e filhos irão se identificar com essa luta de trabalhador e seus problemas financeiros que abalam qualquer família. Conta, também, como ele deu a volta por cima e seu sonho de trabalhar como corretor de uma grande empresa de finanças.

7. Quem quer ser um Milionário? (Slumdog Millionaire), 2008

A história do jovem Jamal, um morador da periferia indiana é de impressionar e, certamente, dá para se identificar muito. Lembrei minhas épocas de vida no bairro de Cajazeiras (Salvador-BA). A película também é baseada em livro, do autor indiano e diplomata Vikas Swarup. Já li e recomendo, um romance bem leve. Agora, segura essa, esse filme recebeu nada menos que 10 indicações ao Oscar.

8. Até que a Sorte nos Separe, 2012

Outro filme brasileiro. Uma comédia que envolve um tema que todo mundo já sonhou um pouco: ganhar na loteria. Vale a reflexão sobre o que fazer com tanto dinheiro.

9. Mauá – O Imperador e o Rei, 1999

É uma história importante sobre um dos grandes e primeiros empresários que o Brasil já teve: Barão de Mauá. Inclusive, importante, para pensarmos na nossa história econômica e em quanto é preciso avançar ainda para favorecer o desenvolvimento do empreendedorismo no país.

10. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (Confessions of a Shopaholic), 2009

Exagerar no cartão de crédito? Comprar mil roupas de marca? Esse dá para rir um bocado se não chorar com a tragédia. Certamente, muitos vão se identificar com a história dessa jovem. Ele foi inspirado na série de livros Shopaholic (“Delírios de Consumo”) da escritora britânica Sophie Kinsella.

WhatsApp chat