Economizar é o nosso lema. Então, vamos lá. Primeiro defina o pais que você deseja fazer o intercâmbio. Depois pode seguir essas dicas que irei deixar a baixo.

  1. Participar de concursos que dão bolsa de estudos
  2. Inscrição em programas governamentais de bolsas
  3. Programas de instituições não-governamentais de bolsa de estudos
  4. Bolsa de atletas

Veja nas Universidades e nas escolas como aplicar. Uma boa forma de procurar é colocar na busca: Recruit Atletec

Bom, agora, vamos montar seu programa de intercâmbio gratuito.

Para as passagens você vai comprar com milhas, seguindo as indicações deste post.

Para a hospedagem, igualmente milhas, com este post aqui.

Para fazer o curso, você fazer um curso gratuito, em um local que tenha o um desses programas conhecidos como ESL (English as Second Language) ou ESOL English for Speakers of Other Languages). O objeto desse tipo de curso é a introdução de estrangeiros no idioma local. Diversos países pelo mundo tem esse tipo de programa em igrejas, associações, ong´s. Mas como encontra-los? Geralmente, os sites oficiais de prefeituras, condados, estados ou províncias tem esse tipo de informação. Tenho uma amiga muito querida que em maio irá morar em Rochester próximo a Nova York, então resolvi pesquisar no site de Rochester, lá fiz uma busca por English as Second Language E olha o que encontrei: MAPLEWOOD COMMUNITY LIBRARY

Program ESL (English as a Second Language) classes – Monday through Friday from 11:30 a.m. to 1 p.m.; Saturdays from 10 a.m. to noon)

Legal, né?

Atenção: Geralmente, não são todas as instituições de todos países que aceitam matrículas por internet, pior por telefone. Sobretudo, porque esse tipo de curso são ministrados por ONGs e pequenas empresas que preferem que tudo seja feito de maneira presencial. O bom, é que o custo no máximo será uma pequena de taxa de adesão algo em torno de $50 (cinquenta dólares) no máximo, em taxa única e nada mais. Esses cursos não são convencionais, com toda aquela rotina gramatical, porém existe uma vantagem de ter o professor nativo e o contato com diferentes nacionalidades em um mesmo local.

Visto. Com visto de turista você pode estudar tranquilamente em um programa ESL/ESOL. Claro, não poderá ultrapassar 6 meses seguidos. Obrigatoriamente, após esse período terá que sair e entrar no país de novo.

Para tirar visto não tem jeito terá que pagar, mas poderá consultar as dicas de como ganhar dinheiro pela internet e pagar o visto.

Seguro Viagem. Bom o ideal é a passagem tenha sido tirado em um cartão de crédito planitum, para não ter esse custo. Porque apenar de comprar passagens com milhas, obrigatoriamente, terá que pagar as taxas de embarque, mas isto já vale para ganhar o seguro viagem pela bandeira do cartão (visa ou máster). Qualquer coisa, você também pode comprar por esse link aqui.

Outra dica que vi na FLORIDA: https://www.southflorida.edu/current-students/degrees-programs/special-programs/english-speakers-other-languages-esol/esol-admission-requirements-english

É o nome do curso de idiomas oferecidos a estrangeiros com o objetivo de introduzi-los no idioma. As classes são divididas em básico, intermediário e avançado. Nas aulas treina-se conversação, são feitas dinâmicas em grupos e alguns exercícios individuais com textos em inglês. Lembrando que não é um curso de inglês convencional, ou seja, você não vai assistir a uma aula onde o professor vai destrinchar toda a gramática inglesa, mas ele vai te dar ferramentas para que você aprenda a usar o idioma no dia-a-dia.

WhatsApp chat