A leitura é sempre uma grande companheira no nosso processo de aprendizagem. Não poderia ser diferente na educação financeira. Aqui, vou indicar cinco livros que já li e que poderão te ajudar nessa jornada rumo ao conhecimento das finanças pessoais no mundo atual.
São livros que vão do básico ao intermediário, mas que para alguns, talvez soe até avançado. Não importa. Acredite: todos esses livros portam sabedorias simples que muito irá colaborar com seu desenvolvimento pessoal sobre finanças.
Procurei ser bem eclética na composição de uma lista tão curtinha. Busquei variar temas e formação dos envolvidos. Assim, a visão se amplia, já que temos vertentes de pensamentos diferentes e, portanto, riquezas de conhecimentos que se completam.
Por muito tempo, o nosso saber sobre economia limitou-se a abrir uma conta em um grande banco, uma poupança, um cofrinho ou pagar boletos. Essa era precisa chegar ao fim. Os primeiros passos podem estar nas páginas de um bom livro.
Vou recorrer a Paulo Freire para nos dá um animada: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”.
Boa aprendizagem!
1 – Bitcoin – a moeda na era digital. Fernando Ulrich, 2013
O mais desafiante dos livros para iniciantes em geral. Porém, esse livro traz uma visão geral sobre o que é dinheiro, os novos caminhos da moeda e o que de fato a tecnologia por atrás da moeda faz do Bitcoin ou das criptomoedas tão importantes e porque vieram para ficar.
Existe de fato uma falta de conhecimento do que seja dinheiro, porque ele existe, um pouco da sua trajetória e de suas implicações.
Fernando Ulrich é notadamente uma referência no Brasil sobre o assunto. Um economista, especializado na Escola Austríaca e que se transformou em um “nerd de tecnologia” para aprender e ensinar sobre bitcoin.
2 – Casais inteligentes enriquecem juntos. Gustavo Cerbasi, 2004
Esse livro é um marco na educação financeira brasileira. Através dele, muito do nosso economês começou a ser desmistificado e, portanto, encontrar espaço de forma simples no dia-a-dia da família brasileira.
É mistura do relato da experiência pessoal do autor e seu plano arrojado para juntar dinheiro para seu casamento e dicas práticas para o orçamento doméstico.
Um livro bem motivador para quem está no início. Inclusive para jovens, que são bem focados no marco de conseguir R$ 1.000.000,00 e, assim, viver de renda.
3 – Pai Rico, Pai Pobre. Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, 1997
É uma daquelas histórias fofinhas que a gente gosta de ler. O livro é um best-seller mundial das finanças pessoais. Muito difícil alguém que se interesse pelo tema e nunca tenha lido esse livro ou volte a ele para buscar alguma sabedoria.
Algumas das frases do livro: “Os pobres e a classe média trabalham pelo dinheiro. Os ricos fazem o dinheiro trabalhar para eles”. “O dinheiro resolve problemas e gera dinheiro”. “O dinheiro sem a inteligência financeira desaparece depressa”.
4 – O investidor inteligente. Benjamin Graham, 1949
Para quem quer conhecer um pouco das estratégias que fazem da bolsa de valores um excelente investimento, é mister ler essa obra. Graham é simplesmente o grande inspirador de um dos maiores investidores da bolsa do mundo, Warren Buffett.
Ele é um precursor de conceitos utilizados ainda hoje e que serve como base para novas “tacadas” para os investidores arrojados do mercado financeiro.
5 – Seu Bolso. Dony De Nuccio e Samy Dana, 2017
Esses dois têm uma passagem intensa pela mídia, inclusive, Dony De Nuccio, atualmente, apresenta o Jornal Hoje, da TV Globo. Porém, ambos possuem uma boa formação em economia e experiência com o dia-a-dia do mercado financeiro.
O contato com o público e a interação com o povo nas palestras, na televisão e nas redes sociais concedeu aos autores uma visão dos sonhos e dos planos financeiros dos brasileiros.
No livro, eles dão dicas de como planejar o primeiro filho, o custo de um pet, quais as opções para financiar a casa própria ou um carro. Eles tão sempre a citar formas de não cair nos juros altos. Sim, isso é possível, mesmo no Brasil.